PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 42674 > TODOS PELO SUL FAB UTILIZA PELA PRIMEIRA VEZ INCUBADORA BABYPOD EM EVAM DE BEBê COM CINCO DIAS

TODOS PELO SUL

FAB utiliza pela primeira vez incubadora BabyPod em EVAM de bebê com cinco dias

Publicado: 2024-06-03 11:11:23
Esquadrao Falcão foi acionado para realizar o transporte da cidade Candelária (RS) para São Leopoldo (RS)

Pela primeira vez, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma Evacuação Aeromédica de um bebê de cinco dias, utilizando a incubadora Babypod, equipamento utilizado para transportar recém-nascidos de 2 a 8 kg em um ambiente aquecido, seguro e protegido. O dispositivo utiliza a mesma tecnologia, materiais e recursos de design que protegem os pilotos da Fórmula 1.

O Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV) - Esquadrão Falcão e o Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) - Esquadrão Puma atenderam essa missão na cidade de Candelária (RS), onde a criança necessitava de tratamento sanguíneo especializado, logo, foi direcionada para atendimento em unidade de saúde em São Leopoldo (RS).

"Era um paciente recém-nascido de cinco dias, que começou a ficar com sintomas de icterícia, até que chegou em um ponto que só fazer o tratamento com luz azul, indicado para icterícia, já não seria suficiente. Foi, então, necessário fazer outro procedimento chamado Exsanguíneotransfusão, que consiste em tirar o sangue e a bilirrubina, colocando soro fisiológico no lugar", explicou o Médico Pediatra da FAB, Aspirante Erasmo Assumpção.

Vale destacar que, o novo modelo de incubadora foi fornecido para Operação Taquari 2, pela Equipe Aeromédica da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), levando o equipamento por meio da Base de Londrina do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Paraná, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul (CBMRS).

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER